sábado, 20 de agosto de 2011

Prato Principal


Sobre o Menu...


O Blog Cardápios de Formação tem por objetivo divulgar o trabalho realizado no âmbito da formação de professores em serviço, viabilizado através de uma ação de extensão universitária[1]

Este projeto caracteriza-se pela promoção de espaços formativos para professores que atuam na Educação Básica da modalidade Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública de Ensino da Cidade de Porto Alegre, no seu local de trabalho, bem como os demais educadores que atuam com jovens e adultos em espaços educativos não-escolares.

Os inúmeros desafios vividos pelos professores da Educação de Jovens e têm chegado à Universidade, através dos depoimentos dos alunos e alunas que frequentam os cursos de graduação e pós-graduação e que atuam como docentes nas Redes. Outras demandas foram apresentadas, por alunas que realizam observações em espaços escolares e não-escolares da EJA, com uma das atividades pedagógicas da Disciplina EDU03054 - Ação Pedagógica com Jovens e Adultos. Dentre estas, estavam: a necessidade de formação e informação dos educadores quanto às metodologias de trabalho com jovens e adultos, referenciais teóricos atualizados e espaço de reflexão da prática. Sendo assim, pensamos alternativas para o atendimento destas demandas, dentro de nossas possibilidades de atuação, passando a ofertar uma possibilidade de formação em serviço, no seu local de trabalho.


Para tanto, realizamos três etapas:

1. Encontros com os educadoras(es) para a elaboração de um cardápio de formação, partindo das demandas apresentadas por elas(es);

2. Elaboração do cardápio e retorno ao grupo para aprovação;

3. Realização de encontros de formação, no local de trabalho, de acordo com o cardápio elaborado para sugestão.



PÚBLICO-ALVO:

Professores de escolas públicas que atuem em turmas de EJA;

Educadores que atuem com jovens e adultos em espaços não-escolares;

Gestores (vinculados às políticas para a EJA, em diferentes setores).



ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:

O título CARDÁPIOS DE FORMAÇÃO foi inspirado nas Ações de Formação de Educadores Ambientais Populares da Bacia do Paraná III, em cidades no Oeste do Estado do Paraná financiadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Itaipu Binacional. Também se inspira na proposta freireana de Educação, apresentada por Carlos Rodrigues Brandão no livro "Paulo Freire: o menino que lia o mundo", quando aborda o sentido da palavra companheiro - aquele que partilha o pão.

Profa Dra Aline Lemos da Cunha (DEE/FACED/UFRGS)

Coordenadora da Ação

[1] Atualmente, o projeto vem sendo realizado em uma escola da rede estadual de ensino no município de Porto Alegre, porém, intenciona expandir-se em outros espaços escolares e não-escolares. Aqui, apresentamos o projeto, já em seu formato mais abrangente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário